sexta-feira, 10 de julho de 2009

folha


Se calhar sou mesmo doida e ando á margem da sociedade… as pessoas vivem, e retiro pequenos detalhes das suas sombras. No caminho de regresso a casa de hoje, entre um passo acelerado e outro, reparei que o chão estava cheio de umas coisas lindas: folhas! Normalmente pisaria essas mesmas folhas, e nem lhes ligava. Mas hoje foi diferente. Hoje, as folhas fizeram me dobrar até ao chão, entre a capa da escola, a carteira e o ipod na outra mão, cheguei ao chão com o intuito de apanhar uma ou outra folha. Vinha a reparar nelas desde que surgiram. E, ao contrário do que julgava, não havia só folhas verdes ou castanhas! Eu apanhei folhas especiais! Folhas vermelhas! Folhas que me fizeram debruçar e pegar-lhes! Simples folhas que me fizeram pensar! Dia após dia a passar nos mesmos sítios, a sair aos mesmos locais, a dormir na mesma cama, a vestir a mesma roupa, a tomar banho á mesma hora, tudo! Tudo é rotina! E, apesar disso, não reparo nas diferenças que fazem hoje ser diferente de ontem! Não dou valor ao céu quando está cheio de nuvens, ou no meu passo acelerado não reparo nas folhas do chão! Reclamo do inverno e do anoitecer precoce! Não olho as estrelas… não contemplo a lua! Não vejo as casas velhas que acompanham o meu trajecto. Não olho os cafés, não vejo as esplanadas, ginásios ou confeitarias. Não reparo em quem passa por mim, não olho a cor dos carros! Vou simplesmente no meu mundo! Mais uma vez, para a escola! Depressa antes de ter a falta! Que tudo que me engloba me passa ao lado! E é isso, o que me engloba, o inesperado que faz que cada dia seja único! E, foram as simples folhas do chão, que ao levantar, me fizeram perceber que hoje foi diferente de ontem. E que ontem foi diferente de anteontem! Apesar do mesmo trajecto, da mesma companhia, da mesma maneira acelerada de andar, apesar de tudo isso, foi diferente… porque me debrucei no chão quando vi aquelas folhas, que apesar de passar muitas vezes lá, pisava-as sem as olhar! Porque é isso que faz a diferença! Quando abrimos os olhos… até pode ser uma vez na vida! Mas aconteceu e revirou a nossa vida! Enfim, são só folhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário